05 julho 2013

Pé de Moleque

|

Olá pessoal, essa receita de pé de moleque não é a tradicional, mas é uma delícia! 
É uma receita divulgada pela Vovó Palmirinha. Um espetáculo! Tudo que a Vovó Palmirinha faz é muito bom.

Ingredientes:
1 xícara (chá) de açúcar
200g de chocolate meio amargo de boa qualidade
1 lata de leite condensado
1 colher de manteiga (não usei. Na realidade esqueci de colocar risos...)
1 xícara (chá) de amendoim torrado e descascado.

Modo de Preparo:
Como meu amendoim estava inteiro, coloquei na tábua e piquei grosseiramente. 
Em uma panela coloquei o leite condensado, o açúcar e o chocolate picado.  Neste momento, eu deveria ter colocado a manteiga, mas esqueci (risos).  Mexi no fogo baixo por 12 minutos (contados no timer).Tirei do fogo, acrescentei o amendoim e coloquei em uma forma forrada de papel manteiga .  Utilizei uma forma pequena de 17 cm x 27 cm. Se você colocar em uma maior o pé de moleque ficará muito baixo.
Deixei a massa esfriar um pouco e cortei em quadradinhos. Deixei esfriar completamente para destacar um do outro. Eles soltam facilmente. Fui contar para informar a quantidade e somei 28 pedaços. Acho que deram 30, pois enquanto fotografava comi um ou dois (risos).

4 comentários:

  1. Interessante, deu água na boca! Mas não fica doce em excesso já que leva açúcar e leite condensado?
    Abraços!

    www.amenidadesdekelly.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Kelly, na realidade não fiz teste diminuindo o açúcar. Talvez se não colocar essa quantidade de açúcar, não dê o ponto de corte. Acho que tem que fazer testes para isso. Quanto ao paladar, é necessário experimentar para ver se você gosta. :)

    ResponderExcluir
  3. Como estamos evitando o açúcar branco aqui em casa por conta da diabetes do meu marido, tenho substituído o leite condensado normal pelo zero açúcar (que é levemente adoçado) e o açúcar mascavo, desta forma as receitas ficam doces sem ficar enjoativa ou carregada demais no açúcar. O pudim de leite por exemplo eu faço com o leite condensado zero açúcar e a calda com açúcar mascavo e, apesar de usar a quantidade suficiente apenas para passar na forma (sem exagero de calda), não fica devendo na para o tradicional.

    ResponderExcluir